• Imprimir

“Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”

 

Foto: Ana Elidia

Desde meados de 2012, quando Pe. Renato fez a proposta de uma Equipe do CEAJ - Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen em Steyl Holanda, fazer alguns encontros no Brasil, estamos discutindo a realização de alguns encontros e retiros conjuntos para as nossas Províncias/Região SVD e SSpS.

Em 2013, no Encontro Nacional de Espiritualidade, em Ponta Grossa, a partir das sugestões dadas pelas Províncias, fizemos uma contraproposta para o CEAJ e, desde então, iniciamos o dialogo com o CEAJ para poder encaminhá-la. Foi proposto um seminário e retiro para equipes (assessores nas províncias) e outro aberto as servas e os verbitas, houve também um retiro com os nossos colaboradores leigas e leigos.

Uma vez confirmado, no final de outubro de 2016, em novembro tivemos a alegria de receber o Pe. Tony Pates e a Ir. Lídia Kunze, do CEAJ, para um mês intenso de encontros e retiros sobre nossa espiritualidade na realidade do mundo contemporâneo. O Seminário / retiro foi de 04 a 17 no Convento Santíssima Trindade em Saõ Paulo.

Em consonância com o Ano Santo da Misericórdia, e após a reflexão de nossas Equipes de Espiritualidade - Províncias/Região SVD e SSpS, escolhemos como tema para os retiros “A Trindade Misericordiosa” com o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de rezar e refletir a partir de nossa própria espiritualidade, da nossa historia (SVD, SSpS, SSpAP) e da geração fundadora, apropriando-nos da riqueza espiritual de nossas congregações e traduzindo-a para o cotidiano da nossa vida missionária contemporânea. Pe. Tony Pates a Ir. Lídia Kunze, e a equipe nacional estiveram presentes durante o mês que foi bastante intenso e profundamente frutífero.

As Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, os Irmãos e Padres Missionários do Verbo Divino puderam aprofundar sua experiência de Deus: - no clima de silêncio e recolhimento; - aperfeiçoar os relacionamentos interpessoais contemplando as relações na Santíssima Trindade; - rezar a própria vida e missão na perspectiva do amor gratuito e misericordioso da Trindade; - renovar o seguimento de Jesus no mundo pós-moderno.

Na primeira semana ( 04 a 17) foi dedicada ao seminário para os membros das equipes (assessores e equipe nacional), no Convento Santíssima Trindade em São Paulo, neste, um grupo menor 20 pessoas, participaram religiosas e religiosas e os dois assessores Padre Tony Pates , SVD e Irmã Lídia, SSpS. Na sequencia – segunda semana, os mesmos participaram do retiro no mesmo local. Para completar a família Arnaldina faltou, porem presentes na memoria e no afeto, as Servas do Espirito Santo da Adoração Perpetua, por viverem o carisma contemplativo, elas vivem no Mosteiro Nossa Senhora do Cenáculo em Ponta Grossa, PR.

Na terceira semana (21 a 227) dando sequencia a programação houve um retiro na Borda do Campo em Antônio Carlos, MG, aberto aos religiosos e religiosas das províncias SSpS e SVD/Região. No final de semana ( 18 a 20) houve o retiro para os nossos colaboradores leigos e leigas, participaram 35 pessoas, os 5 assessores da equipe nacional e os dois do CEAJ.

Agora os membros das equipes nacional e provincial tem a tarefa de animar as novas coordenações de províncias/região SVD e as províncias das Missionarias Servas do Espirito Santo. PEL. Para o Site SVDBRC

Veja o vídeo

Fizemos um pequeno vídeo (pró-memória), com entrevistas e imagens do Encontro de Espiritualidade SVD - SSpS ocorrido em novembro (4 a 17) do ano passado. Agradecemos à Irmã Ana Elídia pelas imagens que ela filmou durante o Encontro, que serviram para cobrir as entrevistas que fizemos.

Pe. Cireneu Kuhn, svd