As 7 lições de liderança do Papa Francisco

 

Muito além da religião, Francisco nos trouxe uma nova perspectiva de liderança, mostrando a cada dia com suas palavras e...

Leia mais...

“Viva Deus Uno e Trino em nossos corações e nos corações de todas as pessoas”

 

Foto: Ana Elidia

Desde meados de 2012, quando Pe. Renato fez a proposta de uma Equipe do CEAJ - Centro de Espiritualidade Arnaldo Janssen em Steyl Holanda, fazer alguns encontros no Brasil, estamos discutindo a realização de alguns encontros e retiros conjuntos para as nossas Províncias/Região SVD e SSpS.

Em 2013, no Encontro Nacional de Espiritualidade, em Ponta Grossa, a partir das sugestões dadas pelas Províncias, fizemos uma contraproposta para o CEAJ e, desde então, iniciamos o dialogo com o CEAJ para poder encaminhá-la. Foi proposto um seminário e retiro para equipes (assessores nas províncias) e outro aberto as servas e os verbitas, houve também um retiro com os nossos colaboradores leigas e leigos.

Uma vez confirmado, no final de outubro de 2016, em novembro tivemos a alegria de receber o Pe. Tony Pates e a Ir. Lídia Kunze, do CEAJ, para um mês intenso de encontros e retiros sobre nossa espiritualidade na realidade do mundo contemporâneo. O Seminário / retiro foi de 04 a 17 no Convento Santíssima Trindade em Saõ Paulo.

Em consonância com o Ano Santo da Misericórdia, e após a reflexão de nossas Equipes de Espiritualidade - Províncias/Região SVD e SSpS, escolhemos como tema para os retiros “A Trindade Misericordiosa” com o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de rezar e refletir a partir de nossa própria espiritualidade, da nossa historia (SVD, SSpS, SSpAP) e da geração fundadora, apropriando-nos da riqueza espiritual de nossas congregações e traduzindo-a para o cotidiano da nossa vida missionária contemporânea. Pe. Tony Pates a Ir. Lídia Kunze, e a equipe nacional estiveram presentes durante o mês que foi bastante intenso e profundamente frutífero.

As Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo, os Irmãos e Padres Missionários do Verbo Divino puderam aprofundar sua experiência de Deus: - no clima de silêncio e recolhimento; - aperfeiçoar os relacionamentos interpessoais contemplando as relações na Santíssima Trindade; - rezar a própria vida e missão na perspectiva do amor gratuito e misericordioso da Trindade; - renovar o seguimento de Jesus no mundo pós-moderno.

Na primeira semana ( 04 a 17) foi dedicada ao seminário para os membros das equipes (assessores e equipe nacional), no Convento Santíssima Trindade em São Paulo, neste, um grupo menor 20 pessoas, participaram religiosas e religiosas e os dois assessores Padre Tony Pates , SVD e Irmã Lídia, SSpS. Na sequencia – segunda semana, os mesmos participaram do retiro no mesmo local. Para completar a família Arnaldina faltou, porem presentes na memoria e no afeto, as Servas do Espirito Santo da Adoração Perpetua, por viverem o carisma contemplativo, elas vivem no Mosteiro Nossa Senhora do Cenáculo em Ponta Grossa, PR.

Na terceira semana (21 a 227) dando sequencia a programação houve um retiro na Borda do Campo em Antônio Carlos, MG, aberto aos religiosos e religiosas das províncias SSpS e SVD/Região. No final de semana ( 18 a 20) houve o retiro para os nossos colaboradores leigos e leigas, participaram 35 pessoas, os 5 assessores da equipe nacional e os dois do CEAJ.

Agora os membros das equipes nacional e provincial tem a tarefa de animar as novas coordenações de províncias/região SVD e as províncias das Missionarias Servas do Espirito Santo. PEL. Para o Site SVDBRC

Veja o vídeo

Fizemos um pequeno vídeo (pró-memória), com entrevistas e imagens do Encontro de Espiritualidade SVD - SSpS ocorrido em novembro (4 a 17) do ano passado. Agradecemos à Irmã Ana Elídia pelas imagens que ela filmou durante o Encontro, que serviram para cobrir as entrevistas que fizemos.

Pe. Cireneu Kuhn, svd

32ª Semana do Migrante

19-06-2017 Notícias da Igreja

De dia 18 a 25 de junho, a Igreja no Brasil celebra a 32ª Semana do Migrante, com o tema: “Migração, biomas e bem viver”. O objetivo da semana, segundo o bispo referencial da Pastoral dos Refugiados, dom José Luiz Ferreira Salles, é anunciar, denunciar, refletir e construir uma nova relação do ser humano com a Mãe Terra. “Sabemos que é...

Leia Mais

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

11-06-2017 Notícias da Igreja

Na segunda-feira, 12 de junho, foi o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, dia de reflexão e incentivo às praticas de combate ao trabalho infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) quer combater o trabalho infantil em áreas de conflito e desastres.“Crianças entre os 11 e os 16 anos (por vezes até mais novas) são fechadas em plantações isoladas, onde...

Leia Mais

V Romaria da Juventude Verbita

10-06-2017 Notícias da congregação

Já começamos a todo vapor os trabalhos em preparação para a V Romaria da Juventude e Paróquias verbitas da Província Brasil Centro ao Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.Celebraremos de maneira muito especial dois momentos marcantes na vida de todos os devotos, Missionários do verbo Divino e Missionários leigos, os 370 anos do achado da imagem do Bom Jesus...

Leia Mais