Encontro Subzonal dos Neos-Missionários SVD

Aconteceu o Encontro Subzonal dos Neo-missionários SVD, no Instituto Salette, na Cidade de Curitiba. Foram 24 Neos-missionários que participaram este Encontro de Formação:

  • 6 da Província Brasil Centro;
  • 6 da Província Brasil Norte;
  • 5 da Província Brasil Sul;
  • 7 da Região Amazônica.

Contamos também com a presença do Ir. Luiz Johan Kaut como coordenador dos Neos-missionários da Região Amazônica.

Os Neos-missionários da Província BRC foram os Padres Givaldo Miranda, Adriano Abun, Clement Key, Ramlan Sihombing, Romano Hami e KristiantoNaben.

O Encontro foi organizado por uma equipe formada pelos nossos confrades Padres Ronaldo Lobo, Edson Castro, Ademar Lino, Joãozinho Maria Ferreira e Aparecido Luiz de Souza.

Na acolhida dos Neos-missionários, Padre Ademar Lino, disse que este encontro é uma formação permanente para os missionários novos da Congregação Verbo Divino, que neste ano a BRS acolhe e organiza. “Esse encontro é uma formação para nós como neos-missionários que atuam no Brasil para contemplar um olhar nosso como verbita na realidade brasileira”, disse Padre Ademar.

No primeiro dia de formação, Padre Vagner Apolinário da BRN, apresentou o tema “História da SVD no Brasil” no contexto da Igreja e Sociedade do Brasil. Ele deu uma visão geral sobre a história da SVD desde que chegou a Santa Isabel, a criação das províncias e sua situação atual.

No segundo dia, Padre Roberto Agostinho de Curitiba deu uma palestra sobre a história da Igreja no Brasil. Na sua apresentação, Padre Roberto também explicou sobre a história do Brasil porque, segundo ele, a história da Igreja no Brasil é inseparável com a história do Brasil.

Depois de aprofundar a história da Congregação e a Igreja no Brasil, Padre Joaquim Andrade SVD ajudou os neos-missionários com o tema “Missiologia e Interculturalidade”. Segundo Padre Joaquim, a Missão é de Deus e somos colaboradores desta Missão. SVD é uma congregação missionária que tem uma característica de internacionalidade e interculturalidade. “Um missionário sempre está a caminho. Ele tem uma dupla pertença, isto é, a cultura de origem e a cultura da terra de missão. Para uma boa missão, o missionário deve aprender a deixar sua cultura de origem e aprender a chegar numa nova cultura. O missionário tem que aprender ouvir a sua própria consciência, a tradição e a realidade onde pisa. Na sua missão, o missionário tem a tarefa de cuidar de si mesmo, cuidar da congregação e cuidar a Igreja”, disse Padre Joaquim.

No dia seguinte, Padre André da Congregação dos Vincentinos apresentou um tema sobre a autoestima do religioso. Esse tema ajuda os neos-missionários na sua formação pessoal, de modo especial, como superar o estresse no trabalho missionário para aumentar a autoestima.

O próximo tema foi às dimensões da SVD. Os Padres Joãozinho e Ronaldo Lobo conduziram esse tema. Com o conhecimento e a experiência missionária por eles vivida, ajudaram os neos-missionários entenderem as dimensões da congregação que devem ser aplicadas nos trabalhos e comunidades onde estiverem.

Depois de um dia de passeio no Domingo (28/8), o Padre Edson Castro deu uma palestra sobre o tema “Espiritualidade Bíblica Contemporânea”. Padre Edson apresentou as linhas do tempo da espiritualidade bíblica desde a época de Jesus Cristo até a época contemporânea nesses últimos anos. Padre Edson também explicou a espiritualidade bíblica com seu método de leitura no contexto latino-americano para que os neos-missionários pudessem entender a realidade atual onde eles trabalham. No final, Padre Edson deu uma reflexão sobre a espiritualidade verbita diante da espiritualidade bíblica. Segundo ele, nossa espiritualidade é trinitária e esta ilumina nossa missão. Como Missionários do Verbo Divino, nossa identidade se concretiza nas dimensões e diálogo-profético que devemos promover nas nossas comunidades e paróquias. “Nós somos homens da Palavra de Deus e por isso nosso referencial é a Palavra de Deus que deve ser encarnada em nosso ser,” disse Padre Edson.

Para entender a sociedade hoje em dia, no último dia da formação, Padre Djalma Antônio da Silva SVD da BRN, deu uma palestra sobre “Desafios da Pós-Modernidade”.

No meio desse encontro tivemos dois passeios e momentos de confraternização. No Sábado (27/8), todos saíram para conhecer a cidade de Curitiba, visitando umas praças e pontos turísticos da cidade. E no Domingo (28/8), os neos-missionários foram para praia em Matinhos, passando pela serra da Graciosa, cidade de Antonina e Morrentes. Além disso, na Sexta-feira (26/8), eles também participaram na celebração do segundo dia do tríduo em preparação para a festa de Nossa Senhora de Monte Claro na Paróquia de Nossa Senhora de Monte Claro, São José dos Pinhais.

No fim da formação fizeram uma avaliação. Todos gostaram do encontro e deram umas sugestões para o próximo encontro. Padre Ademar Lino agradeceu todos os neos-missionários que participarando encontro. Essa formação, segundo ele, é um chamado para que os neos-missionários possam assumir a vida missionária que é a tarefa mais sublime do mundo. Depois disso teve uma celebração de ação de graças presidida pelos Padres Edson Castro e Ronaldo Lobo.

(Padre Kristianto Naben SVD)

Tributo a Konrad Berning, fundador da Verbo Filmes

30-10-2019 Notícias da congregação

Missionário, comunicador, profeta e parceiro das grandes causas dos excluídos da América Latina O dia 26 de outubro amanheceu trazendo a triste noticia da morte de Konrad Berning: missionário, comunicador, profeta e parceiro das grandes causas dos excluídos da América Latina. Verbita de pura cepa, ele viveu os últimos anos e faleceu na cidade de Münster, Alemanha. Por coincidência, o mesmo...

Leia Mais

Dia Mundial do Migrante - Papa Francisco convida para rezar com ele

25-09-2019 Notícias da Igreja

Foto/fonte: www.oclarim.com.mo No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, o Papa Francisco celebrará a Santa Missa na Praça São Pedro.  * Por Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano No Angelus do último domingo, o Papa Francisco fez um convite a todos os fiéis:  No próximo domingo, 29 de setembro, celebra-se o Dia...

Leia Mais

A Verbo Filmes divulgou o documentário sobre o processo do Sínodo para a Amazônia

23-09-2019 Notícias da Igreja

Foto/fonte: Internet A Verbo Filmes divulgou no último fim de semana o documentário “Sínodo para a Amazônia – convocação, processos e expectativas”, sobre a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco para o período de 6 a 27 de outubro próximo. Em entrevista ao Portal da CNBB, o padre Cireneu Kuhn, missionário da Congregação do Verbo Divino que...

Leia Mais