Nos dias 29 e 30/04, em Iguape, os confrades asiáticos da Província Centro do Verbo Divino se reuniram para fazerem a leitura orante à luz da Primeira Carta de João, escrita na Ásia menor, por volta de 100 a 110 a.C.

No primeiro momento, o grupo aprofundou o contexto da primeira carta de João: Testemunhar Jesus feito carne (1Jo 4,2) é o principal tema da primeira carta de João, e, ao mesmo tempo, o ponto crucial de conflito na comunidade porque alguns membros não reconhecem Jesus. "Verbo encarnado", que viveu amando e servindo ao próximo. São chamados de "Anticristo" (1Jo 2,18) que afirma: a pessoa se salva graças a um conhecimento religioso e pessoal sobre Cristo, que é só de Espírito. Separam a fé em Jesus Cristo da vida prática: "amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus" (1Jo 4,7).

No segundo momento, o grupo dialogou e partilhou a mensagem de 1Jo 4,7-5,4, à luz da realidade e do trabalho missionário de cada confrade: Somos chamadas e chamados a vivenciar o amor de Deus. E essa vivência deve nos impulsionar para o amor fraterno. Deus se faz presente no amor. Não podemos viver uma religião baseada somente em uma fé individual e na participação em rituais, desligada da vida do dia a dia, pois a nossa relação com as pessoas e nossas perspectivas e opções políticas refletem a nossa relação com Deus.

No terceiro momento, o grupo celebrou a eucaristia, partilhando a vida religiosa do dia a dia junto com o povo sofrido à luz 1 Jo 1,1-4: vivenciar e testemunhar a mensagem e a prática do Jesus da história, o Messias encarnado.

O Encontro encerrou-se com o almoço saboroso de pratos de peixe, que são os favoritos dos asiáticos (os peixes pescados pelos confrades pescadores: Agostinho; Clemens; Domingos, Fridianos; Omir. Petrus; Polikarpus). Agradecemos aos confrades Fred, Moisés e Omir, da paróquia Nossa Senhora das Neves, pela acolhida e colaboração com o encontro.

O próximo encontro dos confrades asiáticos está marcado para os dias 27 e 28 de abril de 2020, em Iguape.

Que o Verbo Encarnado abençoe a nossa vida religiosa missionária verbita, junto com o povo sofrido do Brasil, na caminhada da construção do Reino da Vida: "O que existia desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com nossos olhos, o que temos contemplado e nossas mãos têm apalpado: a Palavra da Vida (porque a Vida foi manifestada, nós a temos visto, e estamos dando testemunho e anunciando a vocês a vida eterna, que estava junto do Pai e foi manifestada a nós); isso que temos visto e ouvido, estamos anunciando a vocês, para que vocês estejam em comunhão conosco. E nossa comunhão é com o Pai e com seu filho Jesus Cristo" (1Jo 1,1-3).

 

Encerramento das celebrações do Jubileu de 50 anos da Paróquia N. Sra. de Fátima na Vila das Belezas/SP

20-05-2019 Notícias da congregação

       "Nosso gratidão a Deus pelos 50 anos da Paróquia N. Sra. de Fátima - Vila das Belezas/SP, especialmente aos Fundadores e Fundadoras das Comunidades e da Paróquia, vivos e mortos. E nossos votos aos atuais e futuros Construtores e Construtoras dessa Paróquia. Nosso gratidão também por cada um Verbita, padre, irmão, seminarista, e às Irmãs Servas do Espírito Santo...

Leia Mais

Papa sai em defesa de família cigana atacada por receber ajuda

17-05-2019 Notícias da Igreja

Fotos/fonte: Vatican News Tensões em Roma foram criadas após família cigana receber residência social. Casal com 12 filhos é ameaçado por neofacistas e xenófobos. O Papa Francisco declarou nesta quinta-feira "sofrer" pelas tensões e ameaças contra uma família cigana da Bósnia que acaba de obter uma moradia social em Roma. Depois de esperar mais de dois anos, mudando-se de acampamento para acampamento...

Leia Mais

11º Encontro Nacional Fé e Política

17-05-2019 Notícias da Igreja

     O 11º Encontro Nacional de Fé e Política abrirá uma ampla reflexão sobre a conjuntura nacional, continental e planetária. Ela nos ajudará a manter de pé nossa busca permanente por uma nova sociedade, tendo o Bem-Viver como farol de nossa ação concreta! Em parceria com o Serviço de Assistência Rural – SAR – da Arquidiocese de Natal, o Movimento Nacional Fé...

Leia Mais