Suzano, 20-29 de Agosto de 2018

“A formação religiosa deve levar a uma fé convicta, que vive o Evangelho e é sinal da atuação de Cristo em nosso tempo.”  (Const. 503)

Inspirados nas nossas constituições e no programa de formação e acompanhamento dos Néo-missionários da SVD planejou-se e realizou-se mais um encontro de Néo-missionários da Subzona Brasil. Este encontro acontece a cada dois anos. O local do encontro é escolhido por rodízio nas Províncias e Região. Este ano aconteceu na província BRC, na casa de retiros Nazaré, em Suzano – SP. Participaram do encontro 33 Néos, entre irmãos e padres de várias nacionalidades. Sendo: 11 da BRA; 07 da BRN; 07 da BRS e 08 da BRC.

A estrutura do encontro (escolha do local, contatos com os provinciais, convites dos assessores, escolha dos temas, programação etc.), ficou sob responsabilidade do coordenador dos Néos da subzona, Pe. Ademar Lino que contou com a ajuda do Pe. Aparecido Luiz. Houve um positivo envolvimento de outros confrades tanto no transporte dos Néos na chegada quanto na partida. Vários confrades e os provinciais Pe. João Batista, Pe. Carlos Vieira e Pe. Ronaldo Lobo marcaram presença durante os nove dias do encontro, visitando o local do encontro.  O Pe. Aguinaldo esteve presente todos os dias do encontro.

A programação do encontro foi definida de acordo com as avaliações dos encontros anteriores e de acordo com a necessidade de inculturação e superação dos desafios encontrados nos primeiros cinco anos de votos perpétuos e ordenação. Assim, tivemos como temas: 1. História da SVD no Brasil, com o Pe. João Batista Oliveira, svd; 2. Aspectos psicológicos da Espiritualidade cristã e humana, com o Pe. Edenio Valle, svd; 3. As áreas das Dimensões da svd numa aplicação pastoral, com o Pe. Omir Cícero Oliveira, svd; 4. Experiências leigas / Atuação dos Leigos verbitas / Desafios, ano do laicato, com Liz, Nelson Thisky e Luiz Catapan; 6. Inculturalidade. Desafios hoje, com Carmem Lussi; 7. Questões administrativas em uma paróquia, com o Dr. Donato; 8. Introdução à missiologia, com o Pe. Djalma da Silva, svd. Ainda fez parte da programação do encontro: a participação dos Néos no diaconato dos confrades Dinailton e Augustinho Mevor, na paróquia São Marcos Evangelista e o passeio em Campos do Jordão. A avaliação de todo o encontro será enviada em breve para todas as Províncias e Região Amazônica. Agradecemos o apoio de todos os confrades que contribuíram para este rico momento de formação e entrosamento dos nossos 33 Néos missionários. Momentos que com certeza ficarão marcados na lembrança de cada participante.

Boa missão a todos!

Mais uma Missão da Juventude Verbita para acontecer

17-06-2019 Notícias da congregação

Está pronta para acontecer logo mais uma Missão da Juventude Verbita, a 5ª edição. Será realizada nos próximos dias 29-30 de junho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas. Vão participar os jovens de várias paróquias verbitas da capital e do interior, onde o Verbo Divino tem suas paróquias. O tema dessa edição será: "TAMBÉM SOU TEU POVO...

Leia Mais

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape 2019 (28/07-06/08)

17-06-2019 Notícias da congregação

Esta se aproximando mais uma festa do Senhor Bom Jesus de Iguape. E aqui lhe apresentamos a PROGRAMAÇÃO  Novena e da Festa deste ano.

Leia Mais

Workshop da VIVAT Brasil em São Paulo

17-06-2019 Notícias da congregação

Nos dias 29-30 de maio de 2019, no Convento das Irmãs Servas do Espírito Santo (SSpS), em São Paulo aconteceu encontro da Vivat Brasil que abrange várias congregações religiosas, engajadas na luta pela justiça social. A Província Brasil Centro foi representada pelos padres: Arlindo, João Batista (provincial), Omir (tradutor) e irmãos: Domingo e Jairo (Jupic). Mensagem Final do Workshop da VIVAT Brasil: Nós...

Leia Mais