Nos dias 02-04 de julho, aconteceu em Suzano, na Casa Nazaré, a Formação Permanente. Aproveitando o Anodo Laicato na Igreja do Brasil foram convidados os Leigos e Leigas das nossas paróquias verbitas. No encontro foi aprofundada a reflexão sobre o Documento 105 da CNBB – “CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE” e Constituição Dogmática Sobre a Igreja, nº 31. O tema do Ano do Laicato é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”; e como lema: “Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5,13-14)”. Como Igreja, Povo de Deus, temos neste ano como objetivo principal, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua vocação, identidade, espiritualidade e missão; Sobretudo, queremos testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Precisamos reconhecer que uma grande parte de batizados ainda não tem uma plena consciência de sua pertença à Igreja. Sentem-se católicos, porém, não Igreja. Persiste também nesta realidade, uma forte mentalidade clerical que dificulta o protagonismo e a corresponsabilidade e a participação do leigo como sujeito eclesial.

Vale a pena ressaltar que foi um momento histórico da nossa Província Central, que trabalha no estado de São Paulo e tem um Distrito no Norte do País, em Rondônia e Humaitá-AM. Pela primeira vez participaram Leigos e leigas de todas as paroquias onde trabalhamos, também do Norte. Foi um momento fantástico de convivência, partilha e reflexão. A partir do “chão” de onde as pessoas vieram, foi feita a reflexão do encontro. No final foram marcados alguns compromissos no nível do distrito, que se encontram no fim deste artigo, depois das fotos. Toda a reflexão foi assessorada por DANIEL SEIDEL, que faz parte da Comissão dos(as) Leigos(as) na CNBB e é assessor político do desse organismo.

Estavam presentes Leigos(as) das paróquias:

·         Distrito Santo Amaro: N. Sra. Aparecida (Jd. Miriam), N. Sra de Fátima (Vila das Belezas), Divino Espírito Santo (Pq. Regina).

·         Distrito Zona Leste: São Marcos (Pq. São Rafael), São Paulo Apóstolo (IV Centenário), Santo Arnaldo Janssen (Diadema), N. Sra. Auxiliadora dos Cristãos (Jacareí), Santa Suzana (Suzano)

·         Distrito Litoral Sul: N. Sra. das Neves (Iguape), N. Sra. Estrela do Mar (Ilha Comprida), Santo Antônio (Juquiá)

·         Distrito Rondônia: Santa Luzia (Santa Luzia D’Oeste-RO), N. Sra. da Penha (Alta Floresta D’Oeste-RO), São Domingo Sávio e área missionária Beiradão (Humaitá-AM)

Apesar dos(as) leigos(as) participaram também missionários do Verbo Divino, padres e irmãos, que trabalham nas paróquias e outras áreas e dimensões da província.

Desejamos como fruto dessa formação, que os leigos e leigas sejam, como sal da terra e luz do mundo, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino. A nossa gratidão e oração a todos os leigos e leigas que enriqueceram com a sua presença nossa formação permanente.
Façamos todos a nossa parte. No amor do Verbo Divino sejamos alegres na esperança, perseverantes na oração e fortes na tribulação.

Compromissos Distrito Litoral SUL:

Compromissos Distrito Rondônia:

Compromissos Distrito Santo Amaro:

Compromissos Distrito Zona Leste:

 

 

 

Abertura do Noviciado 2019 - Juquiá-SP/Cedro

18-01-2019 Notícias da congregação

No dia 15 de janeiro de 2019, celebrando o dia da festa de Santo Arnaldo Janssen, Fundador dos Missionarios do Verbo Divino, na comunidade do Noviciado - em Cedro/Juquiá, aconteceu, durante a celebração Eucarística, presidida pelo Pe. provincial João Batista, com a presença de alguns padres e irmãos verbitas, a abertura oficial da nova turma do noviciado do ano 2019...

Leia Mais

Celebração do Natal com as crianças da Paróquia São Domingos Sávio (Humaitá, AM)

18-01-2019 Notícias da congregação

O nosso Papa Francisco sempre nos convida a fazer uma opção preferencial pelos pobres. Assim a nossa congregação também tem seguido essa linha pastoral do Papa. Nós atuamos num dos bairros mais pobres da cidade de Humaitá; nesta cidade as condições de vida das famílias são bem preocupantes. Durante nossas visitas pastorais, foi possível entrar em contato com a realidade...

Leia Mais

Folia de Reis - Alta Floresta D'Oeste - RO

08-01-2019 Notícias da congregação

No dia 06 de janeiro aconteceu a festa de 20 anos da existência da comunidade Santos Reis na Paróquia N. Sra. da Penha em Alta Floresta D’Oeste – RO. Na celebração contava com a chegada da bandeira da Folia de Reis. A celebração foi presidida pelo Pe. Thaddeus Obuya SVD, que atualmente trabalha em São Paulo, mas antes já trabalhou...

Leia Mais