Nos dias 02-04 de julho, aconteceu em Suzano, na Casa Nazaré, a Formação Permanente. Aproveitando o Anodo Laicato na Igreja do Brasil foram convidados os Leigos e Leigas das nossas paróquias verbitas. No encontro foi aprofundada a reflexão sobre o Documento 105 da CNBB – “CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE” e Constituição Dogmática Sobre a Igreja, nº 31. O tema do Ano do Laicato é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino”; e como lema: “Sal da terra e Luz do mundo (Mt 5,13-14)”. Como Igreja, Povo de Deus, temos neste ano como objetivo principal, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua vocação, identidade, espiritualidade e missão; Sobretudo, queremos testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. Precisamos reconhecer que uma grande parte de batizados ainda não tem uma plena consciência de sua pertença à Igreja. Sentem-se católicos, porém, não Igreja. Persiste também nesta realidade, uma forte mentalidade clerical que dificulta o protagonismo e a corresponsabilidade e a participação do leigo como sujeito eclesial.

Vale a pena ressaltar que foi um momento histórico da nossa Província Central, que trabalha no estado de São Paulo e tem um Distrito no Norte do País, em Rondônia e Humaitá-AM. Pela primeira vez participaram Leigos e leigas de todas as paroquias onde trabalhamos, também do Norte. Foi um momento fantástico de convivência, partilha e reflexão. A partir do “chão” de onde as pessoas vieram, foi feita a reflexão do encontro. No final foram marcados alguns compromissos no nível do distrito, que se encontram no fim deste artigo, depois das fotos. Toda a reflexão foi assessorada por DANIEL SEIDEL, que faz parte da Comissão dos(as) Leigos(as) na CNBB e é assessor político do desse organismo.

Estavam presentes Leigos(as) das paróquias:

·         Distrito Santo Amaro: N. Sra. Aparecida (Jd. Miriam), N. Sra de Fátima (Vila das Belezas), Divino Espírito Santo (Pq. Regina).

·         Distrito Zona Leste: São Marcos (Pq. São Rafael), São Paulo Apóstolo (IV Centenário), Santo Arnaldo Janssen (Diadema), N. Sra. Auxiliadora dos Cristãos (Jacareí), Santa Suzana (Suzano)

·         Distrito Litoral Sul: N. Sra. das Neves (Iguape), N. Sra. Estrela do Mar (Ilha Comprida), Santo Antônio (Juquiá)

·         Distrito Rondônia: Santa Luzia (Santa Luzia D’Oeste-RO), N. Sra. da Penha (Alta Floresta D’Oeste-RO), São Domingo Sávio e área missionária Beiradão (Humaitá-AM)

Apesar dos(as) leigos(as) participaram também missionários do Verbo Divino, padres e irmãos, que trabalham nas paróquias e outras áreas e dimensões da província.

Desejamos como fruto dessa formação, que os leigos e leigas sejam, como sal da terra e luz do mundo, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino. A nossa gratidão e oração a todos os leigos e leigas que enriqueceram com a sua presença nossa formação permanente.
Façamos todos a nossa parte. No amor do Verbo Divino sejamos alegres na esperança, perseverantes na oração e fortes na tribulação.

Compromissos Distrito Litoral SUL:

Compromissos Distrito Rondônia:

Compromissos Distrito Santo Amaro:

Compromissos Distrito Zona Leste:

 

 

 

Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2019

05-03-2019 Notícias da Igreja

Quaresma 2019: converter-nos para fazer da criação um jardim, não um deserto A criação clama pela conversão dos filhos de Deus, escreve o Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma 2019. Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano O tema da criação inspirou a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2019. O texto foi divulgado esta terça-feira (26/02) na Sala de Imprensa...

Leia Mais

Jubileu de 50 anos da Paróquia verbita N. Sra. de Fátima - Vila das Belezas (São Paulo)

28-02-2019 Notícias da congregação

No dia 24/02/2019 foi celebrada a missa para agradecer, louvar e bendizer a Deus pelos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila da Belezas em São Paulo. A Igreja é formada por todos nós e pelas comunidades que a compõem: Nossa Senhora de Fátima, São Francisco de Assis, São Roque, Santa Rita de Cássia e São João...

Leia Mais

Jubileu de 50 anos da Paróquia verbita N. Sra. Aparecida - Jd. Miriam (São Paulo)

28-02-2019 Notícias da congregação

50 ANOS DE CAMINHADA COM A PROTEÇÃO DA MÃE APARECIDA A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, fundada em 24 de fevereiro de 1969, completou 50 anos de caminhada. Em 1986 chegaram os missionários da Congregação do Verbo Divino para trabalhar junto ao povo do bairro. São mais de 30 anos trabalhando nesta Paróquia. Atualmente a Paróquia tem sete comunidades (Com. Sto. Antonio, Com...

Leia Mais