Enraizados na Palavra

 

Nos dias 16 e 17/04, em Iguape, os confrades asiáticos da Província Centro do Verbo Divino junto com o Provincial João Batista se reuniram para fazerem a leitura orante à luz do livro da Sabedoria, escrito em Alexandria, por volta do ano 30 a.C. O grupo com muito empenho dialogou com a comunidade judaica de Alexandria, através de Sb 1,16-20. a Primeira Carta aos Tessalonicenses, o tema do mês bíblico desse ano. Apesar da ausência de alguns confrades asiáticos devido à mudança da data, o grupo com muito empenho dialogou com Paulo e a comunidade tessalônica através da leitura de 1Ts 2,1-12.

 

No primeiro momento, o grupo aprofundou o contexto do livro da Sabedoria: Em Alexandria havia uma importante comunidade judaica, cerca de 150 mil judeus em uma metrópole de 600 mil habitantes. Com a chegada da administração romana, por volta do ano 30 a.C., a comunidade perde seus privilégios, aumentam os impostos e a perseguição. Muitos judeus abandonam a comunidade judaica, sua cultura e religião, assumindo o modo de vida imposto pelos dominadores: a busca desenfreada de bens, poder, prazer e honra.

 

No segundo momento, o grupo dialogou e partilhou a mensagem de Sb 1,16-2,20: O autor do livro da Sabedoria faz um apelo aos homens e às mulheres, para que amem e vivam a justiça e o amor do Deus da vida, sobretudo para garantir a vida digna para os pobres, os fracos e os indigentes.

 

No terceiro momento, o grupo celebrou a eucaristia, partilhando a vida religiosa do dia a dia junto com o povo sofrido à luz de Sb 1,16-2,20: alegria e tristeza, sucessos e fracassos e, acima de tudo, “Teimosia da Esperança!”

 

O Encontro encerrou-se com o almoço saboroso de pratos de peixe, que são os favoritos dos asiáticos (os peixes pescados pelos confrades pescadores: Agostinho; Clemens; Domingos, Fridianos; João Batista; Polikarpus). Agradecemos aos confrades Fred, Omir e Ramesh, da paróquia Nossa Senhora das Neves, pela acolhida e colaboração com o encontro.

 

O próximo encontro dos confrades asiáticos está marcado para os dias 29 e 30 de abril de 2019, em Iguape.

 

Que o Verbo Encarnado abençoe a nossa vida religiosa missionária verbita, junto com o povo sofrido do Brasil, na caminhada da construção do Reino da Vida: “A Sabedoria é um espírito amigo dos seres humanos. (...) Deus não fez a morte, nem se alegra com a destruição dos seres vivos. Porque a justiça é imortal!” (Sb 1,6.13.15).

Formação Permanente com Leig@s Verbitas

07-07-2018 Notícias da congregação

  Nos dias 02-04 de julho, aconteceu em Suzano, na Casa Nazaré, a Formação Permanente. Aproveitando o Anodo Laicato na Igreja do Brasil foram convidados os Leigos e Leigas das nossas paróquias verbitas. No encontro foi aprofundada a reflexão sobre o Documento 105 da CNBB – “CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE” e Constituição Dogmática Sobre a Igreja...

Leia Mais

Capítulo Geral SVD

07-07-2018 Notícias da congregação

https://www.youtube.com/watch?v=Mljk3b_gK64&feature=youtu.be

Leia Mais

Novo Superior Geral da SVD

07-07-2018 Notícias da congregação

No dia 4 de julho de 2018, os capitulares da Congregação do Verbo Divino (SVD) reuniram-se no Centro Ad Gentes em Nemi, Itália, para o 18º Capítulo Geral, onde foi eleito Pe. PAULUS BUDI KLEDEN, SVD como o 12º Superior Geral da Congregação do Verbo Divino. Pe. Budi Kleden nasceu na Indonésia em 1965. Ele se entrou na Congregação...

Leia Mais