Nos dias 16 e 17/04, em Iguape, os confrades asiáticos da Província Centro do Verbo Divino junto com o Provincial João Batista se reuniram para fazerem a leitura orante à luz do livro da Sabedoria, escrito em Alexandria, por volta do ano 30 a.C. O grupo com muito empenho dialogou com a comunidade judaica de Alexandria, através de Sb 1,16-20. a Primeira Carta aos Tessalonicenses, o tema do mês bíblico desse ano. Apesar da ausência de alguns confrades asiáticos devido à mudança da data, o grupo com muito empenho dialogou com Paulo e a comunidade tessalônica através da leitura de 1Ts 2,1-12.

 

No primeiro momento, o grupo aprofundou o contexto do livro da Sabedoria: Em Alexandria havia uma importante comunidade judaica, cerca de 150 mil judeus em uma metrópole de 600 mil habitantes. Com a chegada da administração romana, por volta do ano 30 a.C., a comunidade perde seus privilégios, aumentam os impostos e a perseguição. Muitos judeus abandonam a comunidade judaica, sua cultura e religião, assumindo o modo de vida imposto pelos dominadores: a busca desenfreada de bens, poder, prazer e honra.

 

No segundo momento, o grupo dialogou e partilhou a mensagem de Sb 1,16-2,20: O autor do livro da Sabedoria faz um apelo aos homens e às mulheres, para que amem e vivam a justiça e o amor do Deus da vida, sobretudo para garantir a vida digna para os pobres, os fracos e os indigentes.

 

No terceiro momento, o grupo celebrou a eucaristia, partilhando a vida religiosa do dia a dia junto com o povo sofrido à luz de Sb 1,16-2,20: alegria e tristeza, sucessos e fracassos e, acima de tudo, “Teimosia da Esperança!”

 

O Encontro encerrou-se com o almoço saboroso de pratos de peixe, que são os favoritos dos asiáticos (os peixes pescados pelos confrades pescadores: Agostinho; Clemens; Domingos, Fridianos; João Batista; Polikarpus). Agradecemos aos confrades Fred, Omir e Ramesh, da paróquia Nossa Senhora das Neves, pela acolhida e colaboração com o encontro.

 

O próximo encontro dos confrades asiáticos está marcado para os dias 29 e 30 de abril de 2019, em Iguape.

 

Que o Verbo Encarnado abençoe a nossa vida religiosa missionária verbita, junto com o povo sofrido do Brasil, na caminhada da construção do Reino da Vida: “A Sabedoria é um espírito amigo dos seres humanos. (...) Deus não fez a morte, nem se alegra com a destruição dos seres vivos. Porque a justiça é imortal!” (Sb 1,6.13.15).

Intenção do Papa Francisco para o mês de FEVEREIRO de 2019

01-02-2019 Notícias da Igreja

Tráfico de pessoas Pelo acolhimento generoso das vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição forçada e da violência.

Leia Mais

Abertura do Noviciado 2019 - Juquiá-SP/Cedro

18-01-2019 Notícias da congregação

No dia 15 de janeiro de 2019, celebrando o dia da festa de Santo Arnaldo Janssen, Fundador dos Missionarios do Verbo Divino, na comunidade do Noviciado - em Cedro/Juquiá, aconteceu, durante a celebração Eucarística, presidida pelo Pe. provincial João Batista, com a presença de alguns padres e irmãos verbitas, a abertura oficial da nova turma do noviciado do ano 2019...

Leia Mais

Celebração do Natal com as crianças da Paróquia São Domingos Sávio (Humaitá, AM)

18-01-2019 Notícias da congregação

O nosso Papa Francisco sempre nos convida a fazer uma opção preferencial pelos pobres. Assim a nossa congregação também tem seguido essa linha pastoral do Papa. Nós atuamos num dos bairros mais pobres da cidade de Humaitá; nesta cidade as condições de vida das famílias são bem preocupantes. Durante nossas visitas pastorais, foi possível entrar em contato com a realidade...

Leia Mais