MÉDICOS E SEUS COLABORADORES EM ZONAS DE GUERRA

Pelos médicos e pelo pessoal humanitário presentes em zonas de guerra, que arriscam a própria vida para salvar a dos outros.

 

Foto: redemundialdeoracaodopapa.pt

Reflexão

O EXEMPLO DA GENEROSIDADE Diz um antigo ditado que “os exemplos arrastam”. Mais do que as palavras, são as ações que testemunham atitudes positivas. Neste mês, o Papa Francisco pede uma união especial a tantas pessoas que, em ambientes tão adversos e perigosos, como são os cenários de guerra, se disponibilizam para prestar auxílio às vítimas. No meio da violência e destruição, os médicos e pessoal humanitário são sinal de esperança e de humanidade. Deixam o conforto dos seus países, das suas casas e das atividades que têm, para se dedicarem aos outros, em condições de grande instabilidade. Devemos ter presente a generosidade destes voluntários, agradecendo a sua vida e exemplo e pedindo a Deus que seja sempre o seu conforto e ânimo. Estes nossos irmãos e irmãs também nos questionam sobre a nossa disponibilidade para sair de nós mesmos e ajudar os outros, mesmo que isso implique colocarmo-nos em situação de vulnerabilidade. Amar, como atitude de proximidade e encontro com o outro, especialmente o mais frágil e o que sofre, expõe-nos, desafia a gratuidade e a generosidade. Neste mês, para além de rezarmos pelos médicos e pessoal humanitário em zonas de guerra, procuremos, com estes bons exemplos, usar os nossos talentos em favor do bem e da justiça. Temos em mãos tantos dons que recebemos, pela educação, pela formação, com os recursos que fomos adquirindo. Como nos diz Jesus no Evangelho: “A quem muito se dá, muito será pedido” (Lc 12, 48). Que talentos nos chama o Senhor a pôr a render ao serviço dos outros, como cristãos e como Igreja? Unidos ao Papa Francisco e à sua Rede Mundial de Oração, vamos procurar, neste mês, ser bons exemplos de colocar o melhor de nós ao serviço dos que mais precisam.

 

Oração

Pai bom, contemplando o teu Filho Jesus,

sentimo-nos chamados a ser generosos,

a pôr as necessidades dos nossos irmãos

à frente do nosso conforto e segurança.

Ajuda-nos a não ser indiferentes e preguiçosos

no bem que está ao nosso alcance.

Nós te pedimos que a tua graça

seja a força dos médicos e pessoal voluntário

que servem as vítimas da guerra.

Sê o seu amparo nos momentos de desânimo e cansaço,

para que o seu exemplo seja luz no meio das trevas.

Pai-Nosso...

Desafios

- Conhecer e divulgar as instituições de médicos e pessoal humanitário que realizam a sua missão em zonas de guerra, colaborando com aquilo que for necessário.

- Promover, na própria comunidade, um momento de oração por todos os que colocam a sua vida em risco para ajudar as vítimas da guerra.

- Pessoalmente, ou em grupo, refletir sobre o modo como se podem pôr a render os talentos de formação académica e profissional em favor dos outros, em especial os mais pobres e os que sofrem.

 

Fonte: https://redemundialdeoracaodopapa.pt/rezar-com-o-papa/intencoes/2019/4

Mais uma Missão da Juventude Verbita para acontecer

17-06-2019 Notícias da congregação

Está pronta para acontecer logo mais uma Missão da Juventude Verbita, a 5ª edição. Será realizada nos próximos dias 29-30 de junho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas. Vão participar os jovens de várias paróquias verbitas da capital e do interior, onde o Verbo Divino tem suas paróquias. O tema dessa edição será: "TAMBÉM SOU TEU POVO...

Leia Mais

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape 2019 (28/07-06/08)

17-06-2019 Notícias da congregação

Esta se aproximando mais uma festa do Senhor Bom Jesus de Iguape. E aqui lhe apresentamos a PROGRAMAÇÃO  Novena e da Festa deste ano.

Leia Mais

Workshop da VIVAT Brasil em São Paulo

17-06-2019 Notícias da congregação

Nos dias 29-30 de maio de 2019, no Convento das Irmãs Servas do Espírito Santo (SSpS), em São Paulo aconteceu encontro da Vivat Brasil que abrange várias congregações religiosas, engajadas na luta pela justiça social. A Província Brasil Centro foi representada pelos padres: Arlindo, João Batista (provincial), Omir (tradutor) e irmãos: Domingo e Jairo (Jupic). Mensagem Final do Workshop da VIVAT Brasil: Nós...

Leia Mais