“Devemos, como Igreja, ter um reconhecimento institucional da mulher por sua presença, por seu amor”

 O presidente das Pontifícias Obras Missionárias da Bolívia e coordenador geral do 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5), dom Eugenio Scarpellini, fez uma avaliação geral do congresso na última coletiva de imprensa concedida nesta sexta-feira, 13, aos jornalistas da imprensa católica que cobriram os cinco dias do evento. Destacando a acolhida dos visitantes pelas famílias, o envolvimento das paróquias de Santa Cruz de la Sierra, anfitriã do CAM 5, e toda a organização do Congresso, dom Scarpellini disse que a Igreja na América está no caminho proposto pelo papa Francisco de tornar a Igreja sempre mais missionária.

 “Somos uma Igreja que quer caminhar no estilo do papa Francisco, uma Igreja em saída, atenta em viver da missão como tal”, disse o bispo, que é também secretário geral da Conferência Episcopal da Bolívia. “O congresso é um ambiente de festa e, ao mesmo tempo, um ambiente que quer aprofundar o tema da missão”, sublinhou. Em sua opinião, o congresso não foi apenas espiritual, mas algo encarnado que tocou na realidade vivida pelo continente americano. “Houve temas relacionados com a fé, mas também com a vida do povo, com pobreza e injustiça em nosso continente”.

 Com mais de três mil pessoas participando, segundo dom Scarpellini, o CAM 5 teve a participação de 2650 missionários entre congressistas, conferencistas e convidados, além de 140 pessoas em comissões especiais e mais 400 voluntários. Entre os participantes, majoritariamente de leigos e leigas, estiveram 190 religiosas, 130 seminaristas, 450 presbíteros 95 bispos.

 Primeiras conclusões foram apresentadas na celebração de envio

 O 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) concluiu no sábado, em frente ao monumento de Cristo o Redentor, na cidade de Santa Cruz. Nos cinco dias de CAM 5, os participantes provenientes de 25 países da América refletiram sobre a importância da missão e evangelização na periferia.
Na abertura da celebração, foi realizada a leitura das primeiras conclusões do CAM 5, formando um documento com 11 propostas de conversão missionária para a Igreja na América, com os seguintes títulos:
1. Educar na alegria do Ressuscitado e das bem-aventuranças;
2. Ir ao encontro do “outro” nas periferias do mundo;
3. Fomentar o conhecimento da Bíblia e dos Evangelhos;
4. Promover comunidades de vida missionária;
5. Promover a comunhão de bens na Igreja e com os pobres;
6. Promover a reconciliação em todas as áreas da vida;
7. Fomentar a consciência da missão profética e libertadora em todas as áreas sociais;
8. A evangelização da família como chave cristã para a transformação social e cultural;
9. Potenciar uma Igreja missionária mais ministerial e leical;
10. Promover e cuidar das vocações para a vida sacerdotal e religiosa;
11. Celebrar a fé e a religiosidade popular como chave missionária.

 A íntegra do documento com as conclusões do CAM 5, publicado originalmente em língua espanhola, está sendo traduzido para o português e em breve estará disponível no site das POM.

 Brasil marca presença no CAM 5

 Pe. Maurício Jardim, diretor nacional das POM, fala sobre a comunhão do CAM 5 com o mês missionário extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019, motivando a Igreja a ser mais missionária.

 Vídeo 

 

LEIGOS E LEIGAS VERBITAS DE SÃO PAULO RUMO AO CONGRESSO 2019

16-11-2018 Notícias da congregação

Marcando o Ano do Laicato de 2018, que está terminando e ampliando a sua preparação para o Congresso dos Leigos e Leigas das paróquias Verbitas em 2019 em Santa Isabel - ES, os leigos de varios paróquias no estado de São Paulo encontraram-se na Paróquia Nossa Senhora de Fátima na Vila das Belezas na Zona Sul de São Paulo, para...

Leia Mais

Intenção do Papa Francisco para o mês de Novembro 2018

04-11-2018 Notícias da Igreja

Ao serviço da paz   Para que a linguagem do coração e do diálogo prevaleça sempre sobre a linguagem das armas.

Leia Mais

Campanha Missionária 2018

03-10-2018 Notícias da Igreja

  Tema: Enviados para testemunhar o Evangelho da paz Lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8) O mês de outubro quer nos animar na realização das atividades missionárias no Brasil e no mundo. Neste ano em que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão, queremos lembrar a vida de tantos missionários que construíram essa história. Com o tema “Enviados...

Leia Mais