Pentecostes

Na segunda-feira, 12 de junho, foi o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, dia de reflexão e incentivo às praticas de combate ao trabalho infantil. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) quer combater o trabalho infantil em áreas de conflito e desastres.


Foto/fonte: camilavazvaz.jusbrasil.com.br

“Crianças entre os 11 e os 16 anos (por vezes até mais novas) são fechadas em plantações isoladas, onde trabalham de 80 a 100 horas por semana." O documentário Slavery: A Global Investigation (Escravidão: Uma Investigação Global) entrevistou crianças que foram libertadas. Em setembro de 2015, foi apresentada uma ação judicial contra a Mars, a Nestlé e a Hershey alegando que estas estavam a enganar os consumidores que "sem querer" estavam a financiar o negócio do trabalho escravo infantil do chocolate na África Ocidental.

Segundo o diretor do escritório da agência da ONU, em Nova Iorque, Vinícius Pinheiro, “o tema do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil para 2017 diz respeito à situação das crianças que são vítimas de conflitos e catástrofes”.


Foto/fonte: unmultimedia.org – Rádio ONU.

“Esse é um grupo, particularmente, vulnerável porque, em muitos casos, estão sujeitos ao trabalho infantil, ao tráfico de pessoas, à exploração e ao abuso sexual. De acordo com a OIT, existem 168 milhões de crianças que são vítimas do trabalho infantil e 85 milhões realizam trabalhos perigosos”, disse ele à Rádio ONU. O Guia de Princípios da OIT aprovado em 2016 pede a todos os Estados-membros que adotem medidas para combater e prevenir o trabalho infantil.

Segundo a organização, os conflitos e os desastres têm um impacto arrasador nas vidas das pessoas. Eles matam, mutilam, ferem e forçam milhões a fugir de suas casas. Além disso, destroem meios de subsistência, levam pessoas à pobreza e à fome e lançam muitos em situações como vítimas de violações dos direitos humanos. A OIT explica que as crianças, geralmente, são as primeiras a sofrer com a situação já que as escolas são destruídas e os serviços básicos suspensos. Muitos menores se tornam deslocados internos ou refugiados e estão mais propensos ao tráfico humano e ao trabalho infantil.

Segundo outra agência da ONU, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a porcentagem mais elevada de crianças que trabalham se encontra na África Subsaariana com 28% de menores de 5 a 14 anos. A seguir, a África Central e Ocidental com quase 28% e a África Oriental e do Sul com 26%. No Oriente Médio, no Norte da África, no Leste da Ásia e no Pacífico, 10% das crianças que fazem parte dessa faixa etária desempenham trabalhos prejudiciais em relação aos 9% das crianças na América Latina e Caribe.


Foto/fonte: unmultimedia.org – Rádio ONU.

As meninas têm mais probabilidade de ser envolvidas nos trabalhos domésticos. Segundo um relatório recente do Unicef, as meninas de 5 a 14 anos gastam 40% a mais de tempo ou 160 milhões de horas a mais por dia em trabalhos domésticos não remunerados e na coleta de água e de lenha em relação às crianças da mesma faixa etária.

Os dados mostram que o tempo empregado nos trabalhos domésticos começa cedo: as meninas de 5 a 9 anos gastam 30% a mais de tempo ou 40 milhões a mais de horas por dia, em relação às crianças da mesma idade. As meninas de 10 a 14 anos gastam 50% a mais de tempo ou 120 milhões de horas a mais por dia.


Foto/fonte: cecgp.com.br


Foto/fonte: ambientelegal.com.br/trabalho-escravo-um-cancer-na-sociedade-mundial/

A agência da ONU alerta que é necessária uma ação urgente para alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de nº 8 que busca erradicar o trabalho forçado e acabar com a escravidão moderna até 2030. A meta é também pôr um fim a todas as formas de trabalho infantil até 2025. Fontes: Rádio Vaticano/POM

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais