Pentecostes

Papa no Dia Mundial da Água: tutelar um bem de todos

‘’Cerca de 633 milhões de pessoas no mundo são privadas do acesso à água potável em suas moradias’’


Foto/fonte: portal meioambiete.com

“A necessidade de tutelar a água como bem de todos, valorizando também os seus significados culturais e religiosos”.

Ao saudar a os fiéis de língua inglesa na Audiência Geral desta quarta-feira,22 de março, o papa Francisco recordou o Dia Mundial da Água instituído pela ONU há 25 anos e saudou os participantes do encontro organizado em Roma pelo Vaticano sobre a proteção dos recursos hídricos.

“Encorajo em particular o vosso esforço no campo educativo, com propostas voltadas às crianças e aos jovens. Obrigado por aquilo que fazem, e que Deus vos abençoe”.

De fato, cerca de 633 milhões de pessoas no mundo são privadas do acesso à água potável em suas moradias e cerca de 2,4 bilhões não tem acesso aos serviços higiênico-sanitários adequados, o que provoca a cada ano a morte de mais de 300 mil crianças abaixo dos 5 anos.

Diante deste quadro que a ONU decidiu dedicar este 25º Dia Mundial da Água às águas residuais, ou seja, aquelas contaminadas por atividades domésticas, industriais e agrícolas, que são depuradas e reutilizadas segundo o objetivo sustentável fixado em 2015 pela ONU: “melhorar até 2030 a qualidade da água eliminando os despejos, reduzindo a poluição e a emissão de produtos químicos e dejetos perigosos, reduzindo pela metade a quantidade de águas residuais e aumentando a reciclagem e o reemprego seguro a nível global”.

Em 24 de fevereiro passado, o papa havia falado de “uma grande guerra mundial pela água”, sublinhando, no entanto, que “ainda não é tarde, mas urgente tomar consciência sobre a necessidade da água e de seu valor essencial para o bem da humanidade”.

Neste sentido, o Pontifício Conselho da Cultura organizou no Augustianum a iniciativa “Watershed: replenishing the water values for a thirsty world” (“Bacia hidrográfica: reabastecer os valores da água para um mundo sedento”) conferência voltada, em particular aos representantes do Corpo Diplomático credenciado junto à Santa Sé e aos prelados da Cúria Romana.

Entre os conferencistas estarão, entre outros, o Cardeal Peter Turkson, Presidente do dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral e o Arcebispo Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados.

A iniciativa é uma resposta concreta que o dicastério procura dar às questões levantadas pela Encíclica Laudato Si, em colaboração com o Clube de Roma e a Escola Superior de Cultura Social e mediática de Toru, na Polônia. Sustentada por uma campanha no site http://worldwatervalues.org e nas redes sociais – que aposta no envolvimento dos jovens na defesa daquele que é um dos mais preciosos bens comuns – a iniciativa quer ser um verdadeiro divisor de águas na promoção de uma nova cultura do respeito pelo ambiente, centrada nos valores a serem oferecidos a um mundo sempre mais sedento.

Fonte: Rádio Vaticano/ POM - pom.org.br

Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape - Programação 2018

15-06-2018 Notícias da congregação

Caros Romeiros, Amigos do Senhor Bom Jesus e do Verbo Divino! A nossa Festa deste ano está já batendo às portas e nós seguimos na animação e preparação para este grande evento no Santuário do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Leia Mais

VOTOS PERPÉTUOS – Diadema (01/06/2018)

11-06-2018 Notícias da congregação

No dia 01 de junho de 2018, às 19: 30, na Comunidade Nossa Sra. do Campanário, na Paróquia Santo Arnaldo Janssen em Diadema, aconteceu a celebração dos Votos Perpétuos de dois seminaristas verbitas: Dinailton Mendes e Augustin Mevor. A celebração contou com a participação de muitas pessoas da paróquia e de outros lugares: das paróquias: São Marcos – Zona Leste, N...

Leia Mais

Encontro da Juventude Verbita - Suzano (19/05/2018)

05-06-2018 Notícias da congregação

Encontro de formação para os jovens sobre a vocação dos irmãos verbitas em Suzano   No dia 19 de maio deste ano 2018, os representantes da juventude das vários paróquias de São Paulo se reuniram em Suzano para um encontro de formação sobre a vocação e a missão dos irmãos na congregação do Verbo Divino. O assessor deste encontro foi o Ir...

Leia Mais