Lc 6, 39-45

"Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão ambos num buraco?"

O Evangelho de hoje nos apresenta trechos do discurso que Jesus falou na planície após uma noite que passou em oração (Lc 6,12) e depois de chamar os Doze para serem seus apóstolos (Lc 6,13-14). Uma grande parte das frases que se encontram neste discurso foram faladas em outras ocasiões, mas Lucas, imitando Mateus, as reúne aqui neste Sermão na Planície.
A parábola do cego que leva os outros cegos. Jesus conta uma parábola aos seus discípulos: "Poderá um cego guiar outro cego? Não cairão ambos num buraco?" parábola de uma única linha, mas tem muita semelhança com os avisos no Evangelho de Mateus, que são dirigidas aos fariseus: "Ai de vocês, guias cegos" (Mt 23,16.17.19.24.26) Aqui, no contexto do Evangelho de Lucas, esta parábola é destinada a animadores de comunidades que foram considerados proprietários da verdade, superiores aos outros, e por isso são guias cegos.
Lc 6,40: Discípulo - mestre. "O discípulo não é mais que o mestre; embora, uma vez instruído, venha a ser como seu mestre". Jesus é o mestre. Ele não é um professor. O professor dá aula, ensina vários assuntos, mas não vive isso. O mestre vive tudo isso o que ensina. Sua matéria é mesmo dar testemunho de vida. Ele ensina seu modo de viver. Conviver com o mestre tem três aspectos: (1) Ele é o modelo ou o exemplo a ser imitado (cf. Jo 13,13-15). (2) O discípulo não só contempla e imita, mas também está de acordo com o destino do mestre, com suas tentações (Lc 22,28), a perseguição (Mt 10,24-25) e morte (Jo 11,16). (3) Não só imita o modelo, não só está comprometido, mas também ele se identifica: "Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20). Este terceiro aspecto é a dimensão mística do seguimento de Jesus, fruto da ação do Espírito.
A lâmina no olho do irmão. "Por que reparas no cisco do olho do teu irmão, e não reparas na viga que tens no teu?” Como poder dizer ao teu irmão: 'Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho', você, que não vê a viga que você tem no seu? Hipócrita! Primeiro retire a viga de seus olhos, e então você verá claramente para remover o cisco do olho do seu irmão." No Sermão da Montanha, Mateus aborda o mesmo assunto e explica um pouco melhor a parábola do cisco no olho. Jesus pede uma atitude criativa que nos torne capazes de ir ao encontro do outro sem julgá-lo, sem ideias preconcebidas e sem racionalizações, acolhendo o outro como irmão (Mt 7,1-5). Essa abertura total para o outro como um irmão só nascerá em nós se soubermos nos relacionar com Deus em total confiança, como filhos com seu pai (Mt 7,7-11).
 
O cisco ou a viga no olho. Como me relaciono com os outros em casa e na família, com colegas no trabalho, com irmãos e irmãs na comunidade? Mestre e discípulo. Que discípulo de Jesus eu sou?
 

“Felizes os que habitam em tua casa,

Sempre te louvando.

Feliz é quem tira forças de ti

Quando projeta sua peregrinação.” (Sl 84,5-6)

Retiro espiritual dos Leigos e Leigas Verbitas em Vista Alegre do Alto - SP (04/08/2019)

12-08-2019 Notícias da congregação

     Aconteceu no dia 04 de agosto de 2019, em Vista Alegre do Alto, diocese de Jaboticabal, SP, o retiro espiritual para um grupo de Leigas e Leigos da região, com a presença de cerca de cinquenta pessoas. O retiro foi organizado pelo Pe. Clemens Naben, SVD - responsável pela animação missionária da província BRC – e também pelas Madrinhas...

Leia Mais

Assembleia dos Formadores da Zona Panam - Equador/Quito (17-24/07/2019)

31-07-2019 Notícias da congregação

Nos dias 17-24 de julho, em Quito no Equador, aconteceu a Assembleia dos Formadores da Zona Panam. O tema principal da assembleia era: UMA VISÃO SISTEMÁTICA E RELACIONAL DA FORMAÇÃO MISSIONÁRIA. Participaram um total de 22 formadores de várias etapas da formação na Zona Panam (Duas Américas). O Brasil foi representado por 11 formadores, quatro da Província Brasil Centro (BRC)...

Leia Mais

Congresso dos Estudantes da Subzona Brasil em Santa Isabel (04-07/07/2019)

31-07-2019 Notícias da congregação

Nos dias 04-07 de julho, em Santa Isabel no Espírito Santo, antes do Congresso dos Leigos e Leigas Verbitas, aconteceu o Congresso dos Estudantes da Subzona Brasil, no qual participaram os estudantes de todas as etapas e alguns vocacionados das Províncias BRS, BRC, BRN (aprox. 30 pessoas). Somente os noviços não participaram, pois naquela época estavam fazendo o grande retiro...

Leia Mais